cadastre-se

Como abrir um MEI?

Adriano

Novo Membro
Olá,
eu acabei de fazer 18 anos e queria ver se posso fazer um mei... como Abrir um MEI? o que preciso para abrir ele? pelo que vi a idade eu já tenho, então queria saber detalhes mais sobre isso
abraço
 

Supervisor

Administrator
Membro da equipe eBusQ
Olá,
Bem vindo ao Fórum Empreendedor

Ótima pergunta!

Abrir cadastro como Micro Empreendedor Individual é bem simples e rápido.

O registro MEI é um processo simples, pouco burocrático e todo feito online.

Antes de se cadastrar como Micro Empreendedor Individual, é importante conhecer os detalhes como: leis, atividades permitidas, enfim, ter todas as informações para se tornar um empreendedor.

Para abrir um MEI, CLIQUE AQUI.

Documentos:

É importante que imprima e guarde os seguintes documentos que comprovam a sua formalização:

Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – É o documento que comprova que você é MEI.

• Boleto de Pagamento Mensal (DAS) – É o documento para o pagamento da contribuição mensal devida pelo MEI. Além disso, você tem a opção de fazer o pagamento por débito automático ou por pagamento online.

Relatório Mensal de Receitas Brutas (um para cada mês) – é obrigatório, mas não necessita entregar em nenhum órgão público. Ele será utilizado para o registro das receitas mensais e é importante para auxiliá-lo a fazer a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).

• O único documento que será necessário obter fora do Portal do Empreendedor é a Nota Fiscal.

Nota Fiscal:

• O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

• Para saber mais, CLIQUE AQUI.

Nota Fiscal Eletrônica:

• A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e ) é um documento totalmente eletrônico que oferece diversos benefícios para o comércio nacional, oferecendo agilidade, inovação, praticidade e redução de custos.

• Conforme a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 140/2018, o MEI não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica-NF-e, no entanto, se preferir, tem a opção de realizar a emissão da NF-e, disponibilizada pelo estado ou município.
 

Supervisor

Administrator
Membro da equipe eBusQ
Para abrir um MEI, é necessário informar o número do CPF e data de nascimento do titular, o número do título de eleitor ou o número do último recibo de entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF, caso esteja obrigado a entregar a DIRPF.

Lembre-se também, de que é necessário conhecer as normas da Prefeitura ou Administração para o funcionamento de seu negócio, seja ele qual for.
 

Edson22

Membro
Obrigado pela informação.
Quero fazer tudo em ordem, por isso espero não ter problemas com a lei e deixar que tudo seja perfeito.
O importante é avançar com sonhos e empreendimentos.
 
Última edição:
cadastre-se
Top